História

Durante muitos anos tem se falado sobre a palmeira CARNAÚBA , conhecida como a Árvore da Vida , de grande importância para o homem nordestino , pelos seus benefícios e valores culturais, além do econômico com a produção da cera vegetal de grande importância para o mundo.

O Ceará é um dos maiores produtores de pó e cera de carnaúba do mundo, fato que destaca no aspecto econômico e assegura a continuidade da espécie e emprega em torno de 100.000 pessoas diretamente no campo, na produção e extrativismo todos os anos com o corte da palha, beneficiamento na indústria e preparo do sub extrato da cera para milhares de indústrias no mundo como: Farmacêutica , Alimentícia, Cosméticos , Química , Aero Espacial , Bélica , Agricultura e demais utilidades.

No Ceará existem sete polos de produção produtivos da carnaúba. Na região do Vale do Jaguaribe é cultivada em 15 municípios, onde em boa parte dos polos é utilizado o método tradicional de derrubada da palha para a extração do pó.

A Carnaúba ( Copernicia Prunifera ) é uma das mais belas árvores das paisagens do nordeste brasileiro , independente da situação climática a Carnaúba resiste e se impõe majestosamente seja na aridez, nas inundações ,estiagens , sequidões e mantem os seus ciclos de nascimento e crescimento de 10 a 15 anos e vive até os 200 anos , se tiver condições necessárias, ambientais e livre dos desmatamentos causados pelo seu maior agente devastador – o homem.

Através do manejo sustentável e responsável a Árvore da Vida , representa uma importante alternativa e meio de vida e sobrevivência para a composição da renda familiar das comunidades rurais, assegurando a geração de trabalho, renda e qualidade de vida.

A Carnaúba através do Decreto – Lei nº 27.413 de 30 de Março de 2004 , foi instituída como Árvore Símbolo do Estado do Ceará e é protegida por lei e se encontra no brasão do Estado do Ceará. O artigo 2° diz que ficam a derrubada e o corte da carnaúba condicionados e autorização dos órgãos e entidades competentes.

Nos últimos anos foram derrubadas muitos milhões de carnaubeiras na região do Alto Jaguaribe até o litoral leste ,região metropolitana e algumas regiões do Ceará.

A Carnaubeira tem recebido, na última década, reconhecimento de sua importância histórica e econômica para o estado do Ceará. Em setembro de 2012 a Assembleia Legislativa do Ceará, aprovou o Projeto de Lei N º 68 / 12 , de autoria do Deputado Sérgio Aguiar que instituiu o dia 05 de junho , o dia Estadual da Carnaúba , através de solicitação do Memorial Carnaúba pela sra. Daisy Rocha.

Vale ressaltar os produtos que usamos diariamente e não sabemos o quanto somos importantes para o mundo com a produção de cápsulas de comprimidos, elixir natural na cura de diversas doenças, preparo de pães, bolos, chocolates como MM, Garoto , Mentos , Tic – Tac , coberturas para confeitos, embalagens para panetones, emulsão em gel para formas , gel de proteção para frutas exportadas do Ceará para a Europa , E.U.A ,linha de batons ,sabonetes, protetores solar , hidratantes das renomadas Natura , Avon , Boticário dentre outras , tintas e vernizes , polidores e lubrificantes para automóveis ,motos e motores em geral da linha VONIXX , hoje uma das melhores do mundo , com participação em Feiras anuais importantes nos E. U . A , fabricada no Ceará , em Fortaleza , placas de computadores , chips de telefones ,painéis eletrônicos, cabos de fibra ótica para telefonia e para a produção do mais rico e belo artesanato da palha e do talo da carnaúba e ainda centenas de utilidades para a vida cotidiana do homem .

Cultural

A cultura da carnaúba é uma das mais importantes do mundo vegetal , ela se renova todos os anos sem perder a sua postura de árvore de grande porte, após o seu crescimento , pois são retiradas apenas suas palhas para o beneficiamento do pó e da cera vegetal.

Toda a cadeia da carnaúba depende de um processo que envolve cerca de 100.000 pessoas no estado do Ceará, com trabalhos diretos e indiretos , desde o corte das palhas que é feito pelo vareiro com sua vara de 10 mts cortando as palhas . A secagem das palhas nos estaleiros, que após 10 dias de secagem retira-se o pó para o preparo da cera vegetal.

Todo o processo de preparo da cera vegetal depende de muita organização técnica no campo e conhecimento nas mais diversas fases do processo ambiental , industrial e final na aplicação nas composições nos mais diversos produtos feitos pelas indústrias no mundo.

Além das possibilidades oferecidas pela árvore da vida, o uso de resíduos e subprodutos como fonte de alimentação como ração animal e cobertura com a bagana de carnaúba que é usada na proteção e resfriamento do solo.

A carnaúba há centenas de anos tem oferecido aos homens grandes oportunidades de sobrevivência, mesmo nas mais difíceis situações hídricas, climáticas e econômicas.

A cultura da carnaúba resiste há décadas aos desmandos do bicho homem , que sem medidas e conhecimentos suficientes , agridem , desmatam e invadem os carnaubais nativos derrubando , queimando e arrancando a esperança de sobrevivência dos homens que dependem dessa cultura para viver e alimentar suas famílias.

Todos os anos a carnaubeira fiel desponta verde acima das maiores árvores da região e anuncia que a vida continua e ela prepara seus leques cheios de pó para o trabalho dos homens fortes e habilidosos dos nossos sertões.

Meio Ambiente

A carnaúba é detentora do título de árvore- símbolo do Estado do Ceará por sua imensa contribuição à economia e ao meio ambiente. Sua preservação é de grande importância já que pode ser totalmente aproveitada, seus frutos podem alimentar o gado, a palha pode ser utilizada para produção de chapéus e artesanatos, a madeira para construções e a cera para confecção de diversos produtos. Com o crescimento populacional e econômico, o desmatamento da Árvore da Vida, como também é conhecida, vem aumentando e trazendo consigo impactos negativos como a erosão e empobrecimento dos solos, desertificação, elevação da temperatura local e global. O prejuízo não é só para a natureza, mas também para a economia local já que com o carnaúbal em pé é possível explorá-lo de maneira sustentável gerando emprego e renda.

Carnauba